Corte químico: Aprenda como não sofrer com os fios danificados
Você está sentindo o seu cabelo elástico, áspero e quebrando com facilidade?
Cuidado: esses são alguns sinais que podem indicar um corte químico.
Convidamos Magda Macedo, farmacêutica cosmetóloga e coordenadora técnica da OP Beauty para explicar tudo sobre corte químico.
Veja abaixo como prevenir e como cuidar das madeixas que sofreram com processos químicos.
Antes de tudo, o que é o corte químico?
Corte químico ocorre quando a mecha se quebra, perdendo a estrutura, e ficando elástica e totalmente porosa e não absorve cor, pois suas estruturas e ligações químicas não existem mais. Está totalmente sem saúde e vida.Isso acontece pois os fios se encontram tão danificados pelas químicas que chegam ao nível extremo de se quebrarem em qualquer altura de alguma ou todas as mechas, comprometendo o comprimento ou as pontas do cabelo.O cabelo geralmente sofre um corte químico quando é submetido a muitos procedimentos químicos intensos como alisamentos, progressiva, selagem, botox ou descoloração. Magda explica que geralmente o corte químico acontece por causa da realização de duas ou mais químicas que são incompatíveis e que ressecam a estrutura do fio. Ou até mesmo numa única química, que seja não feita, com uso inadequado da técnica e sem o imprescindível teste de mecha“A fibra capilar fica fraca com o excesso de químicas realizados de maneira incorreta ou num curto espaço de tempo”, conta a hair stylist. É necessário nutrir antes e depois dos procedimentos.
Prevenir é a melhor estratégia!
“Eu sempre recomendo para os profissionais que eu formei e também para clientes que seja feito o teste de mechas antes de qualquer procedimento químico”, conta Magda. A profissional explica que é o teste quem vai mostrar se o cabelo está saudável e mesmo apto para realizar o procedimento. Esse passo é necessário porque fios que já têm tintura ou alisamento costumam ser mais frágeis do que os virgens.
Sofri um corte químico, e agora?
“Muita gente me pergunta: Mag, como eu posso restaurar os fios após o corte químico? Meu cabelo ficou super emborrachado e fino. Eu estou com medo de fazer qualquer tipo de tratamento sem orientação”.O primeiro passo para ajudar na recuperação dos fios é cortar os cabelos para diminuir os danos visíveis. Calma, sabemos bem o quanto é difícil dizer que será necessário cortar um pouquinho. Mas é importante lembrar: é melhor ter um cabelo curto e saudável, do que ter um cabelo longo mas que está poroso, sem vida, todo irregular ou partido. Depois, aposte em um tratamento reconstrutor semanal que vai agir diretamente na fibra capilar, intercalando com uma máscara de hidratação.A dica da especialista é um cronograma capilar reconstrutor intenso com produtos ricos em substâncias reconstrutoras como óleos preciosos. Nessa fase de tratamento, o cabelo precisa além de lipídeos, de proteína e aminoácidos. Quem fornece isso são os produtos de reconstrução que irão repor a água, lipídeos e massa capilar que os fios necessitam. Cronogramas de hidratação e nutrição são ótimos, mas não são os tratamentos mais indicados para quem sofreu um corte químico. Magda ainda explica que o cabelo pode demorar até dois anos para se recuperar totalmente após um corte químico, por isso é super importante cuidar da saúde das madeixas.
Dicas da Mag
Você vai precisar dar um tempinho nas químicas capilares pois a situação pode agravar o estado dos fios e aumentar o tempo de recuperação. Evite expor as madeixas aos procedimentos térmicos que podem deixar o cabelo mais elástico como secador, prancha, babyliss ou outros modeladores. Chegou a hora de você investir em finalizadores que vão ajudar a proteger e fortalecer os fios: Para os cabelos descoloridos, minha recomendação é o Leave In Blond – 12 em 1 da Linha Sempre Loira que restaura a elasticidade, hidrata e sela os fios. Para os cabelos escuros, minha dica é Alquimia de Óleos Preciosos que foi elaborada com um blend exclusivo de 10 óleos nobres.