Carreira na área da beleza: Saiba os segredos para se destacar e ter sucesso
Descubra como você pode decolar a sua carreira e se tornar um profissional requisitado
Se você é um profissional da beleza que sonha com o sucesso e quer se tornar referência na área, esse texto é para você!
Separamos algumas dicas que você deve colocar em prática para ser mais valorizado e construir uma carreira como empreendedor e encantador de clientes.
Aparência é tudo
Você pode estar se perguntando se a aparência do profissional de beleza realmente importa para a cliente. Mas se coloque no lugar do público que você atende: Imagina se você vai a uma dermatologista e ela ter uma pele mal cuidada? Ou se você vai ao dentista e ele tem dentes tortos e sem higiene? Não faz sentido, não é mesmo?
Seu maior cartão de visita é você e por isso é muito importante cuidar da sua aparência. O profissional de beleza deve estar sempre bem arrumado, com os próprios cabelos penteados, bem cortados e, se for o caso, com os procedimentos químicos e coloração em dia.
Além disso, você também deve estar atento a outros pontos como unhas limpas, sobrancelhas alinhadas, higiene (preferencialmente com um cheiro neutro que seja agradável para todos).
Lembre-se: você precisa transmitir credibilidade e ter uma boa aparência faz toda a diferença.
Tenha postura profissional e saiba ouvir
Em todos os momento, demonstre conhecimento, seriedade e compromisso com os clientes. Tenha atenção na forma como você se porta, o que veste, o que diz e o modo como diz. Em muitos momentos não cabe expor suas opiniões e crenças pessoais, seja no salão ou nas redes sociais.
Lembre-se, você é um profissional. Não fale sobre assuntos polêmicos e não entre em conflito, diga tudo com otimismo para levantar o astral do cliente.
Use roupas adequadas, com cores que transmitem seriedade e confiança como preto e azul escuro. Evite decotes, peças muito justas e roupas curtas. Além de não serem adequadas podem te atrapalhar na hora da execução do trabalho.
Além disso, é fundamental saber conversar e ouvir o que sua cliente diz e pede. Se você acha que aquele procedimento pedido por ela não ficará legal ou não será possível executar por algum motivo, seja transparente e explique o porque você acredita que não irá funcionar tecnicamente.
Crie a sua identidade profissional
Sua marca deve ser mais do que um simples logo! A marca transmite o que você é e quais são os seus valores em todos os lugares – na estrutura do salão de beleza, nas redes sociais e no atendimento com seus clientes.
Você pode explorar a sua criatividade para construir uma verdadeira marca de sucesso, onde a clientela te reconhece pelo seu diferencial no mercado. Utilize as redes sociais para postar seus trabalhos, incentive suas clientes a te seguirem e compartilharem o conteúdo que você publica – procedimentos mais legais, dicas, promoções, novidades e muito mais.
Para sua marca crescer, você deve ser comunicativo e aumentar a sua rede de relacionamentos, tanto com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
Descubra e explore o seu diferencial
Você já parou para pensar em qual o seu diferencial?
Por qual motivo as clientes devem escolher o seu salão?
Atendimento, conforto, qualidade dos produtos, preço, profissionalismo da equipe são alguns dos fatores que atraem e fidelizam clientes. Além destes pontos, você pode investir na criação uma marca registrada do seu atendimento. Que tal começar também um programa de relacionamento que premia clientes regulares ou programa de indicação de novos clientes? Outra estratégia para diferenciar o seu salão da concorrência, atrair e engajar mais clientes é fazer um sorteio nas redes sociais de algum procedimento ou kit home care.
Aumente o seu portfólio com parceiros especialistas
Você sabe que é muito importante investir em conhecimento técnico e prático, como cursos e oficinas de especialização. Hoje, além de cortes diferenciados, você encontra muitas outras áreas que estão ganhando espaço no mercado e podem aumentar sua lucratividade como visagismo, colorimetria, mega hair, barbearia, alongamento de unhas e cílios, micropigmentação e muito outras técnicas que podem transformar o seu salão em um verdadeiro estúdio de beleza com opções variadas para deixar sua cliente ainda mais satisfeita, com serviços que atendem da cabeça aos pés. Encontre outros profissionais que oferecem esses serviços e faça uma parceria.
Estabeleça as metas e objetivos
Quais são os seus planos para daqui 5 anos? E daqui 10 anos?
Já parou para pensar onde você quer estar e o quanto quer crescer como profissional?
São estes sonhos e desejos que vão servir como motivação para você chegar lá. Mas, para isso, é necessário um criar um plano de ação, onde será traçado um caminho a se percorrer, com pequenas entregas até chegar lá.
Que tal começar a criar esse plano de ação hoje? Estabeleça quais são os seus objetivos e o que você precisa fazer para concretizá-los. E o mais importante: Comece a agir já.
Dica de ouro: Analise os resultados dos meses anteriores e faça um balanço financeiro. Assim você terá visibilidade de todo o fluxo de caixa do seu negócio e poderá planejar metas, objetivos e ações mais realistas.
Use produtos de qualidade
Para fazer um serviço que encanta clientes, você precisa investir em produtos de uso profissional que tenham qualidade para que você possa trabalhar com tranquilidade, sem medo do resultado não ser satisfatório no final do procedimento.
Por isso, recomendamos o uso dos produtos OP Beauty Professional.
Oferecemos duas linhas completas: Linha Sempre Loira que oferece soluções completas com mais de 19 produtos exclusivos para cabelos descoloridos e a Linha Óleos Preciosos para tratamento profundo com blend de 10 óleos nobres.
Além da linha para uso no salão, você ainda pode aumentar a sua renda montando e vendendo cronograma capilar. Aprenda como clicando aqui.
Gostou das nossas dicas? Nunca se esqueça de buscar motivações para se dedicar na profissão.
Trabalhe com respeito, amor e se empenhe para ter excelentes resultados sempre.